segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Waiting...



Hoje é o dia da oficialização do meu novo estatuto. Tenho o privilégio de fazer parte da cada vez maior percentagem de desempregados em Portugal.

Estou sentada na sala de espera do Centro de Emprego da Amadora. Há gente de todas as idades, de todas as cores, de todos os tamanhos e feitios sentados à minha volta, de pé encostados às paredes, ou descansando no chão.

Vim para cá de manhã, depois de deixar os miúdos no infantário. Cheguei dezoito minutos depois do centro ter aberto. Consegui a senha número 69, só dão 70 por dia. Sou uma sortuda.

Dezoito minutos depois de abrir, o centro de emprego já estava praticamente fechado para quem quisesse inscrever-se. Depois de esperar uma hora e picos para o meu número ser chamado, confirmaram que tinha a papelada toda e... mandaram-me para casa. "Venha depois de almoço, lá por volta das 15h". Assim fiz. Estou aqui há quarenta e cinco minutos, e ainda vão no número 55.

Pergunto-me: será que o centro tem assim tanta falta de pessoal? Num dia de trabalho só conseguem atender setenta pessoas? O número de desempregados aumentou bastante nos últimos tempos, mas será isto um serviço adequado? Teria que me levantar de madrugada e deixar os meus filhos de noite no infantário, para vir sentar-me à porta do centro de emprego logo de manhã? Presumo que seja isso que os números um, dois, três fizeram hoje.

Por mais anos que more neste país, não consigo habituar-me à falta de eficiência, profissionalismo, educação dos serviços públicos. Serei eu que tenho mau feitio, ou sou idealista demais?

1 comentário:

  1. tão verdade... sim amiga, neste país é realmente preciso ires de saco de cama em riste para a porta do centro de desemprego, ou mesmo para a loja do cidadão, ou até mesmo para o centro de saúde de oeiras, que para seres atendido sem marcação é bom que vás para lá de vespera...qual juventude à porta do estádio para ver o concerto do seu idolo!!! centros de atendimento ao publico é que é!
    força... não desesperes!!! LOL
    beijocas, e dia 27 tamos lá!! (não sei onde ainda, mas tamos lá sim!!!)

    ResponderEliminar