domingo, 11 de outubro de 2009

Redes sociais





Fala-se muito de redes sociais, tais como o facebook e afins.
Gosto do facebook, reencontrei velhos amigos de quem tinha perdido o contacto, amigos de escola e universidade. Acho fascinante, voltei a encontrar pessoas que não via há anos, pessoas a quem tinha perdido o rasto sem razão aparente.
Gosto da partilha de fotos, informações, vídeos, músicas, dos convites para eventos.
Não tenho grande necessidade de partilhar todos os meus passos com o mundo, mas de vez em quando lá dou o ar da minha graça.
Mas confesso que não compreendo o fascínio dos FarmVille, YoVille, os aquários e florestas amazónicas.  Quando vi pela primeira vez o FarmVille, fui ao Google ver do que se tratava e deparei-me com a seguinte frase: grow delicious fruits and vegetables and raise adorable animals on your very own farm ... Fascinante! E adorável...
Deve ser assim mais ou menos como ter uma colecção de tamagotchis online.
Ouvi histórias de pessoas que têm despertadores para ir apanhar morangos virtuais (parece que só demoram 4 horas a crescer) e que organizam as culturas em função da sua rotina domestica e laboral (ou será que organizam a sua rotina em função das horas de plantação e colheita ? ) Há pessoas que têm elefantes na quinta, sendo que a quinta não se situa na Índia ou no Sri Lanka, presumo que os elefantes se passeiem vagarosamente entre as laranjeiras e as amendoeiras em flor.
Para ser um pouco mais real e emocionante todas essas quintas virtuais deviam estar sujeitas a fenómenos naturais tais como chuvas torrenciais, secas, pragas de gafanhotos, ventos ciclónicos e outros. Não deviam cingir-se a trocas de árvores e animais, à procura de vizinhos amigos, a colheitas previsíveis e com horas marcadas. Já agora podiam ser mesmo o espelho do mundo real, estar sujeitos às regras da economia de mercado, serem geridas como empresas,  cotados na bolsa e sofrer com a crise do subprime.
Estava ao telefone com um amigo que me disse: “tenho que me despachar, tenho que servir refeições no meu café. “ Parece que também há cafés virtuais no facebook e que tudo isto tem imenso sucesso... Será que os cafés no facebook também têm clientes chatos, livro de reclamações e inspecções da ASAE ? 

1 comentário:

  1. LOL! Podes crer que esses joguitos são altamente viciantes, apesar de toda a sua parvoíce. E a tua sugestão é bem interessante: bora mandar um furacão sobre as colheitas, umas cheiazitas, umas vacas loucas...isso é que era um desafio, não?

    ResponderEliminar