quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

I'm sooooooo MAD!

Hoje de manhã tudo fazia prever que o dia iria decorrer normalmente, como qualquer outra quinta-feira. Saí de casa, nem sequer apanhei muito trânsito e quinze minutos mais tarde estava a chegar à escola do meu filho mais velho. Para descobrir, com surpresa, que a mesma estava fechada. Greve? Não! Assalto! Vandalismo e destruição!
Alguém me explica, porque raio se assalta uma escola primária, levam-se os computadores, partem-se mesas e cadeiras? Porquê?
Eu sei que este é um país de pessoas sem princípios, sem escrúpulos, sem educação. Eu sei que há a crise, e o desemprego e a miséria. Mas assaltar e vandalizar uma escola primária pública? Roubar crianças que precisam do que lá está dentro para aprender, crescer, terem futuro?
Porque aquela não é uma escola de meninos e papás ricos. É uma escola normal, com crianças de todo o tipo de família, desde a mamã que faz limpezas até ao papá que é advogado. É uma escola inclusiva, em que raças, classes, se interligam, aprendem a viver umas com as outras. É uma escola que dá oportunidades a quem delas precisa. Uma escola com professores esforçados, amigos, que puxam pelos alunos. É uma escola com todas as necessidades e problemas das escolas públicas em Portugal. Uma escola que hoje foi violada, aviltada, despida do seu sentido.
Sinto-me profundamente enraivecida pelo que aconteceu. Cada vez que me roubam um bocado da imagem de decência e pureza que tenho de certas coisas, fico mais desiludida, mais triste. Menos boa pessoa. É cada vez mais fácil acreditar no mal e não no bem. É cada vez mais fácil encontrar boas razões para me tornar cínica e descontente.
E não me venham com histórias de "ah, é o pão nosso de cada dia", "está sempre a acontecer", "tens sorte por não ter acontecido antes". Não quero saber! Uma escola para mim é um reduto sagrado, protector de crianças, alimento para o futuro. Não quero saber da realidade dos outros sítios. A minha realidade viu-se alterada hoje, para pior. E isso é que me importa. Hoje estou mesmo GRRRRRR!

1 comentário:

  1. Vergonhoso. Como é que se trata assim um local de conhecimento? Este tipo de crimes deveriam ser qualificados.

    ResponderEliminar